A festa de Momo em Salvador atrai milhões de foliões todos os anos. Estão na programação circuito de blocos, palcos com shows variados, festejos nos bairros, vila infantil e vários outros polos que vão estar lotados de gente buscando muita animação.
Mesmo com toda a alegria que cerca o período, é preciso que o folião esteja atento a questões de segurança e saúde, pois locais com grandes aglomerações podem deixar as pessoas suscetíveis a problemas. Por isso, nós separamos algumas dicas para que todo mundo possa se divertir sem ter dor de cabeça depois da quarta-feira de cinzas.
Dica 1 – Use o transporte público ou o “Expresso carnaval” para chegar aos pontos de folia.
Os ônibus, metrôs e táxis são a forma mais tranquila para o folião evitar problemas com estacionamento e furto de veículos. A prefeitura de Salvador vai disponibilizar um esquema especial para atender o público durante os dias de festa: vão estar a postos centenas de ônibus de linhas comuns; o “Expresso Folia” e haverá pontos fixos de táxi espalhados em vários locais de festa; as linhas do metrô também vão estar preparadas, inclusive algumas irão funcionar sem cobrança de tarifa.
Dica 2 – Evite andar sozinho ou por por lugares isolados
A Polícia Militar sempre adverte o público para andar em grupos no período do Carnaval. Isso dificulta a abordagem de criminosos, evitando roubos e delitos em geral. Também é importante não seguir por locais mal-iluminados ou com poucas pessoas e se notar alguma atitude estranha ou pensar estar sendo seguido, entre em algum estabelecimento comercial e espere um tempo até certificar-se de que está tudo bem.
Para quem estiver andando sozinho, procure sempre ficar no centro da calçada e na direção contrária ao trânsito, de forma a perceber mais facilmente a aproximação de suspeitos.
Dica 3 – Seja discreto quanto a objetos de valor
Não saia para a folia com jóias, grande quantia em dinheiro, nem cartões de crédito/débito além do necessário. Se estiver com bolsa ou carteira, não a abra na frente de estranhos e sempre a deixe em algum local na frente do corpo, evitando que roubos durante as aglomerações.
Dica 4 – Se for vítima de algum crime, procure a delegacia mais próxima.
A prefeitura de Salvador disse que vai montar um esquema especial para o Carnaval e vão estar a posto milhares de trabalhadores do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil. Vários postos funcionarão nos diferentes circuitos carnavalescos (Ondina, Praça Castro Alves, Farol da Barra, Sabino Silva, Pelourinho e Campo Grande) além de no Porto Marítimo e no Aeroporto.
Também haverá a Ronda Maria da Penha, com o objetivo de dar atenção especializada às ocorrências de violência contra a mulher.
Dica 5 – Identifique as crianças de modo visível.
Quem for brincar o carnaval com crianças deve ter atenção redobrada, pois qualquer descuido pode se transformar numa tragédia. É recomendável que os pais ou responsáveis façam uma pulseira/crachá identificando a criança com informações básicas (nome, endereço, telefone dos pais) para que caso ela se perca. De toda forma, em qualquer caso de desaparecimento deve-se procurar algum policial na área e informar o ocorrido.
Dica 6 – Fique atento aos seus documentos de identificação
Mantenha seus documentos sempre junto do corpo. Em caso de perda ou roubo, o folião deve fazer um boletim de ocorrência (B.O.).
Os documentos encontrados pela Polícia Militar ao longo do período de Momo serão cadastrados e posteriormente devolvidos ao seu titular. As pessoas podem verificar se o documento foi localizado pelo site www.pm.ba.gov.br.
Para os moradores de Salvador, a devolução será feita a partir da primeira segunda-feira após o Carnaval no SAC do Shopping Barra (durante 30 dias) e posteriormente nos órgãos expedidores. No caso dos turistas, esses poderão reaver seus documentos ainda no próprio período da folia, basta dirigir-se ao Quartel do Comando Geral da PM, Largo dos Aflitos.
Dica 7 – Não descuide da saúde.
Os hospitais em Salvador terão reforço nas equipes durante todo o período de Carnaval com plantonistas dispostos 24h por dia para atender qualquer incidente. Também estarão sendo feitos testes rápidos de DST/Aids em dois postos de saúde na cidade.
A distribuição de preservativos continua sendo realizada pela prefeitura. São milhões de camisinhas, buscando garantir o sexo seguro entre os foliões. No período de Momo também haverá postos para doação de sangue.
Dica 8 – Tenha a mão números de serviços essenciais
Em caso de algum problema na folia, é importante ter anotado alguns números de locais ou departamento importantes de segurança e saúde. Sendo assim, guarde esses telefones:
Bombeiros – 193
Polícia Civil – 197
Polícia Militar – 190
Samu – 192
Violência Infantil – 100
Delegacia Especial de Atendimento à Mulher – (71) 3116 – 7000
Aeroporto – (71) 3204- 1010