Bloco Cortejo Afro 2017 Programação Salvador

Banner de divulgação do Bloco Cortejo Afro. Fonte: Fan page oficial do bloco.

Banner de divulgação do Bloco Cortejo Afro. Fonte: Fan page oficial

 

O Bloco Cortejo Afro 2017 ainda não está oficialmente confirmado. A atração que faz parte da comemoração do Carnaval de Salvador deve animar os foliões durante 3 dias na Avenida e na Barra.

 

O bloco tem a tradição de reviver as  raízes da cultura africana tão presentes na cidade e marcantes na origem na festa de Momo local. Criado em 1998, com a idealização do artista plástico Alberto Pitta, a ideia central do bloco era resgatar ritmos carnavalescos, pois, para o artista, a festa da atualidade havia transformado-se “numa pasta só”. Assim, o Cortejo Afro surgiu dentro dos limites de um terreiro de candomblé, o Ilê Axé Oiá. Com o passar dos anos, foi adquirindo cada vez mais foliões durante os desfiles e agregando um número crescente de participantes.

 

Atualmente, o Cortejo Afro tem uma estrutura completa com bateria e diferentes alas. A banda do bloco conta com 200 percussionistas, do quais 60 são europeus e vem exclusivamente na época do carnaval para tocar com a equipe. Existe, também, uma ala de canto formada por Marquinhos Marques, Claudya Costta, Valmir Brito, Portella “Açúcar” e Veko Araújo.  A ala das baianas também segue firme com 50 pessoas e existe, também, a ala da 3º idade, onde 100 senhoras trazem muita vitalidade para a festa.

 

As cores do bloco trazem por predominância o branco, azul e prata, que remetem a Oxalá. Há, também, grandes sombreiros que acabam remetendo ao maracatu pernambucano, mas que originam-se nas realeza das tribos africanas.

 

Por toda a influência remetente a cultura afrodescendente, incluindo música, coreografia e vestuário, o Cortejo Afro ganhou por 2 anos o Troféu Dodô-Osmar de Melhor Fantasia de Bloco.

 

Pelos desfiles da agremiação, já passaram vários artistas conhecidos nacional e internacionalmente, como Caetano Veloso, Preta Gil, a cantora islandesa Björk, entre outros.

 

No Carnaval de 2016, o Bloco Cortejo Afro desfilou nos dias 5, 6 e 7 de fevereiro, sempre à noite. Os abadás foram comercializados por R$ 200,00.

 

Mais informações sobre o Bloco Cortejo Afro no Carnaval de Salvador 2017 devem ser anunciadas em breve.

 

Confira um vídeo sobre o Bloco Cortejo Afro:

 

MENU

- O Portal e Termos de Privacidade

Conect-se Também