O Circuito Batatinha acontece no Pelourinho e nas praças (Praça da Sé e Praça Castro Alves), e é destinado principalmente aos foliões que preferem brincar o Carnaval ao som de fanfarras, blocos, marchinhas e pequenos grupos que se concentram no local. É uma alternativa para fugir de toda agitação causada nos Circuitos Dodô e Osmar.
É uma comemoração que atrai muitas famílias e conta até com várias crianças no meio da folia. Os blocos animam e agradam todos que decidem curtir o Carnaval no local, independente da idade.
Nas ruas, ladeiras e largos do Pelourinho, também acontece o Carnaval do Pelô, um carnaval de rua que conta com pequenos trios e shows em palcos.
A festa é realizada onde foram realizados os primeiro gritos carnavalescos, ainda no século XVIII, e um dos objetivos é resgatar a cultura e tradição, além de oferecer uma festa para toda família.
Os grupos e blocos costumam percorrer as estreitas ruas do centro histórico da cidade até a quarta-feira de cinzas, sendo também uma boa opção para quem não conhece muito a região, admirar a arquitetura do local.
O Pelourinho está localizado no chamado coração da cidade e é considerado um shopping ao ar livre, devido a grande variedade de teatros, museus, bares, igrejas, lojinhas e restaurantes no local. Todos os anos milhares de pessoas do país inteiro e muitos estrangeiros visitam o local. Durante o Carnaval esse número cresce ainda mais devido à fama do Carnaval de Salvador.
A prefeitura ainda não divulgou as atrações. A programação de 2025 será divulgada a partir de fevereiro.